Avançar para o conteúdo principal

Divergente de Veronica Roth (Opinião)

Sinopse
Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família... e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem.

Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se enamora por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo, que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama... ou acabar por destruí-la.

Olá pessoal,
acabei de ler Divergente e tenho uma coisa a dizer, eu já li imensos livros deste género mas nenhum me prendeu como este, estou apaixonada pela história de Tris Pior e Quatro ou melhor dizendo Tobias.

Primeiro de tudo a capa, eu fiquei curiosa quando o vi numa estante peguei e adorei o sinopse e eu soube tinha que o comprar, a capa pode se ver uma cidade e como elemento principal o fogo a escolha que Tris pede porem incontrolável que remete ao que ela é realmente uma divergente.

Agora o livro, quando eu comecei a ler fiquei logo pegada ao livro, a visão de uma cidade futurista localizada em Chicago, cheia de medo e dividida em 5 fações: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Essas fações tem regras, leis e ideias para que sejam controlados e não saberem pensar por si próprios. Quando todos os jovens de todas as fações fazem 16 anos são postos a um teste para determinar qual seria a sua melhor fação que eles poderiam seguir no dia da escolha.
Tris apesar de ser da fação abnegada no seu teste calha-lhe Abnegação, Intrépida e Erudição revelando ser assim Divergente. No dia da sua escolha segue a fação Intrépidos, onde é o seu destino.

Assim que ela começa a sua iniciação fica ainda mais apaixonado pelo livro, o perigo, a adrenalina, a maneira como ela tem que superar vir de uma fação de altruístas começa a pensar em si e a pensar por si sem medo do que as pessoas poderiam pensar ou do que lhe poderiam fazer. Porém os perigos a rodeiam a medida que a iniciação que continua e ela tem que fazer de tudo para esconder que é uma divergente. Ao longo do livro as mortes tornam ainda mais perigoso o livro, mais  interessante e completamente imprevisível.

Agora as personagens:
Eu adorei  a Tris a maneira como ela pensa durante o livro, a sua coragem e a maneira como ela desafia tudo, mesmo os seus inimigos que estão mais perto do que ela pensa. Agora o Quatro, eu fiquei apaixonada pela maneira rude e fria dele, mas que ao mesmo tempo tenta ajudar Tris o melhor que pode, sem que ninguém perceba mas ele não fica indiferente de Tris. E eles juntos é uma combinação estranha e tentador, principalmente quando enfrentam os seus medos e os seus inimigos.

Todo o enredo é bastante imprevisível em algumas coisas, quase bruto e cheia de adrenalina. A autora consegue prender o leitor numa roda gigante de emoções (eu tive que usar o trocadilho), eu recomendo vivamente este livro para quem adora ler e gosta de ser surpreendido.

Sobre a Autora

Veronica Roth estudou Escrita Criativa na Northwestern University. Nos seus tempos de faculdade, preferiu dedicar-se a escrever o que viria a ser a sua primeira obra, DIVERGENTE, e deixar de lado os trabalhos de casa – uma escolha que acabou por transformar totalmente a sua vida. Veronica Roth foi recentemente considerada a melhor autora pelos Goodreads Choice Awards 2012, e Insurgente conquistou o prémio de melhor livro de fantasia juvenil pela mesma entidade.

Espreito algumas das paginas: Aqui
Onde comprar:
Wook e Porto Editora


Próxima Opinião:
Insurgente, de Veronica Roth, Divulgação - Ver aqui





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Okay! Picture Tag 4#

Depois de ler A Culpa é das Estrelas o Okay para mim está totalmente diferente, já não tem o mesmo significado.

Luz, Picture Tag 3#

Next - Vizinho Perfeito

Olá pessoal,
na próxima parte de Vizinho Perfeito, Eve ignora por completo William, no entanto, ocorre uma acidente entre os seus pais, ao ponto de Eve ser empurrada para William. Mas ela decide afastar-se dela, no entanto as suas amigas só atraem os seus amigos.
Espero que estejam a gostar.
Love Peace and Write.
Kisses Lovewriters <3