Avançar para o conteúdo principal

Destaque da Semana 23# - Um Mar de Recordações



Temmmpo para um destaque... desculpem pela minha ausência gente mas há que trabalhar... o destaque desta semana pertence a Miguel Alexandre Pereira autor do blog Um Mar de Recordações.

De onde veio a ideia?
Antes de mais quero agradecer o teu convite para esta entrevista. Passando agora para a primeira questão, desde de muito novo que sempre gostei de escrever, era muito normal andar sempre com um caderno a escrevinhar qualquer coisa. As ideias iam surgindo com muita naturalidade, as palavras fazem parte de mim. Se inicialmente não partilhava com ninguém o que ia escrevendo com o tempo senti a necessidade de partilhar. E, bem, foi aí que nasceu o ‘Um Mar de Recordações’…

Sobre o que fala o blog?
O blogue é muito generalista gosto de escrever sobre vários temas com forte abordagem nos temas actuais. No entanto, o prato forte acaba por ser os textos literários que vou escrevendo. É nessa área em que eu tento apostar forte e também julgo ser essa componente a que agrada mais aos leitores.

Quando foi criado o blog?
A verdade é que este projecto começou em 2009, inicialmente andou num período experimental. Andei a adaptar-me ao espaço e à procura de um conceito pessoal. Assim sendo, o nascimento oficial do ‘Um Mar de Recordações’ acabou por só acontecer em Janeiro de 2011, ou seja, este espaço avança a passos largos para o seu quarto aniversário. A cada ano que passa fico contente por este pequeno projecto ir crescendo mais um pouco.


De onde veio o nome?
Já foi a algum tempo, não tenho o momento bem presente. Mas recordo-me de que o nome foi um dos aspectos mais complicados que tive quando comecei a criar o blogue. A ideia do ‘Um Mar de Recordações’ surgiu depois de um belo tempo a pensar. O raciocínio foi de que a vida é um conjunto de recordações, neste espaço ia deixar algumas, portanto pareceu-me lógico conter essa ideia no título.


Como se sente em relação a reacção das pessoas?
Acho que a reacção tem sido formidável, a verdade é que sabe muito bem receber o apoio e o carinho de pessoas que por lá passam. Recentemente cheguei mesmo à marca dos 12 mil comentários, que para mim é um número surpreendente. Nunca pensei poder vir a ter esta adesão. Há sempre uma palavra amiga e simpática que acabam por ser o tónico perfeito para continuar a trabalhar neste espaço. Sinto isso principalmente quando deixo os leitores escolherem o desenvolvimento dos meus contos, vejo que as pessoas acabam por se sentir mais ligadas.


Que objectivos tem sobre o blog?
O meu objectivo principal passava por evoluir a nível literário, crescer com o desenrolar nos messes. No fundo um constante treino de escrita criativa, acho que esse desejo tem sido cumprido. Sinto que tenho evoluído bastante, principalmente em usar melhor a criatividade. É engraçado observar a evolução e o crescimento que foi acontecendo. E isso está a abrir-me algumas portas…


Que próximos destaques tera o blog?
O ‘Um Mar de Recordações’ vai ter uma grande novidade nos próximos dias, um anuncio que vou fazer que é mais um passo nesta caminhada pelas letras. Acho que os leitores vão gostar muito deste destaque que vai ser um pontos fortes dos próximos meses. Por enquanto ainda não posso adiantar muito mais, mas posso garantir que é algo que vai agradar muitos leitores. O melhor que tem a fazer é ir passando por lá, pois a novidade está muito perto de chegar...


Quais são os seus blogues preferidos?
Há tanta qualidade na blogosfera que é complicado escolher, pois há sempre aquele receio de não me estar a recordar de um bom blogue. Posto isto, aqui vão alguns dos que mais gosto de ler. Adoro o trabalho da Cláudia Ventura, o da Rapha  e o do Pedacinhos de Mim.Qualquer um dos três tem um espaço simplesmente espetacular. Recomendo vivamente a visita aos seus blogues!


Que hobbies tem alem do blog?
Gosto imenso de fazer desporto, encontro-me neste momento a treinar para uma meia-maratona que vai realizar-se em Outubro. Gosto de colocar desafios ao longo do ano e vou tentado concretizá-los. Este é apenas um deles. Algo que passo muito tempo a fazer é a ler, essa é uma verdadeira paixão. Gosto também de uma boa conversa onde é possível falar sobre qualquer tipo de tema.  

Que musica mais gosta?
Oiço de tudo, depende muito do estado de espírito do dia… Ainda assim, o estilo que mais aprecio é rock. É perfeito para me colocar focado e cheio de energia. Para escrever não há nada melhor que uma banda sonora como ambiente, permite que a escrita saía com muito mais naturalidade e facilidade. É quase como a chave para abrir a porta da criatividade.


Qual é o seu maior sonho?
O meu maior sonho é sentir-me realizado, o importante é sentirmo-nos bem connosco próprio. O resto acaba por vir por acréscimo, o essencial é encontrar sempre várias razões para sorrir e ter essa força sempre presente. Os objectivos acabam por ser atingidos com naturalidade, não vale a pena estar muito stressado com isso.  Quando há talento e vontade as oportunidades vão sempre aparecer!


Qual seria a pior coisa que podia acontecer?
Perder a esperança, acho que esse é mesmo a pior coisa que pode acontecer a alguém. O maior castigo que se pode dar é roubar isso. É preciso sempre ter força para acreditar que amanhã o dia vai ser melhor. Quem perde a esperança, perde tudo…


Se tivesses um lema seria...
“Nunca deixes para amanhã o que podes fazer hoje”. Quando começo algo não consigo parar até que isso esteja acabado, fico completamente focado e só quero aquele ponto concluído. Pode demorar minutos ou horas, mas vou estar ali a fazê-lo. Sou muito dedicado a tudo o que me faz sentir bem.


Qual é frase que mais amas?
“Quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo.”, de Paulo Coelho. É uma frase esperançosa e com uma força incrível. Assim que a li fiquei completamente apaixonado por ela!


Gostas de ler? Se, sim qual é o teu livro preferido?
Como já disse anteriormente gosto imenso de ler. Quanto a um livro preferido é muito complicado de escolher um que gosto mais. Sou um profundo admirador de José Saramago, Intermitências da Morte é soberbo. Misery de Stepehen King também é muito bom. Além disso, não podia deixar de dar ênfase a uma série que acompanhou muito a minha infância que foi Harry Potter. Terá sempre um lugar muito especial para mim…


Se tivesses um pedido para o meu blog no pensamento do dia qual seria?
Sem dúvida uma mensagem de esperança, depois de alguns anos de sofrimento por parte da maioria dos portugueses. Acho que o que precisamos todos é de saber que há mesmo luz ao fundo do túnel e que tudo vai ficar melhor em breve.  Esse seria um pensamento do dia fantástico.

Espero que gostem, visitem o seu blog, ele é uma pessoa incrível e escreve muito bem

Comentários

  1. Viva,

    Parabéns por mais esta entrevista, sem duvida uma mais valia para o teu blog ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Boa entrevista! :D Gosto imenso da escrita do Miguel; é simples e, ao mesmo tempo, muito bonita.
    Bejinhos.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez muito obrigado por te lembrares de mim para a entrevista, espero ter conseguido chegar aos patamares que desejavas :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns à entrevistadora e ao entrevistado!!! Adorei!
    Foi através do Miguel que aqui vim parar e só posso dizer que gostei bastante e tenciono cá voltar :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sara, estou a sentir me um pouco mal por não saber o seu blogue espero que o Miguel me possa dizer qual é

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Okay! Picture Tag 4#

Depois de ler A Culpa é das Estrelas o Okay para mim está totalmente diferente, já não tem o mesmo significado.

Luz, Picture Tag 3#

Next - Vizinho Perfeito

Olá pessoal,
na próxima parte de Vizinho Perfeito, Eve ignora por completo William, no entanto, ocorre uma acidente entre os seus pais, ao ponto de Eve ser empurrada para William. Mas ela decide afastar-se dela, no entanto as suas amigas só atraem os seus amigos.
Espero que estejam a gostar.
Love Peace and Write.
Kisses Lovewriters <3