O coração de Simon contra o mundo de Becky Albertalli - Opinião

By Patricia Ferreira - fevereiro 08, 2018


SINOPSE
Simon Spier tem 16 anos e os únicos momentos em que se sente ele próprio são vividos atrás do computador.
Quando Simon se esquece de desligar a sessão no computador da escola e os seus emails pessoais ficam expostos a um dos colegas, este ameaça revelar os seus segredos diante de toda a escola.
Simon vê-se, assim, obrigado a enfrentar as suas emoções e a assumir quem verdadeiramente é perante o mundo inteiro.



Eu tenho este livro em Inglês, mas o que importa é a historia e devo de dizer, estou completamente apaixonada! Eu estou completamente impressionada com está historia, não estava a contar em gostar assim, desta historia, mas a verdade é que meu deus... amo!



Bem, mas vamos começar com as personagens aos quais eu não estava a espera de gostar assim tanto (apenas uma que me deixou de pé atrás, e que na verdade não gosto nada). ´
Vamos começar pelo Simon, um rapaz super fofo, inteligente e dramático, que apesar de ser um pouco nerd, utiliza um pouco as piadas para poder sair de certas situações mais tensas. Ele quando começa a ser chantageado, duas coisas em que ele tenta proteger é o seu poder de decisão e o seu correspondente on-line, Blue. Blue é um rapaz que admite ser gay no Tumblr da escola e ao qual ele contacta para partilhar a sua experiência como gay.

Ora, eu sinceramente adoro está personagem, uma personagem com os seus próprios defeitos, e que sinceramente, deveria de haver mais personagens assim. 

E os emails entre os dois...

Eu nunca vi coisa mais fofa, eu nunca li na perspectiva de uma pessoa Homossexual, e ler os emails, foi diferente mas ao mesmo tempo normal. Eu acho que sinceramente este tipo de leitura deveria de ser obrigatória na escola, para que haja mais informações, para as pessoas perceberem que não existe nada demais, neste género de relações. Que somos todos iguais....

Agora as restantes personagens, como por exemplo Abby, uma rapariga que é amiga de Simon, e uma das personagens mais fofas da historia (além de claro, Simon). Eu adoro a Abby acho uma personagem que está disposta a ajudar os amigos sempre que pode, muito compassiva com as situações ao seu redor. E sendo ela a miúda nova e mais recente na relação com Simon e os amigos, dá completamente um significado enorme, ao que custa contar coisas que podem mudar a maneira como as pessoas pensam sobre nós, se nós conhecem a mais tempo.
Eu gostei imenso da personagem dela.

Outra personagem que também não foge muito a verdadeira amizade, é Leah, a personagem que se vê como uma pessoa gorda. No entanto, foi uma das personagens que mais me deixou intrigada pela maneira como ela é bastante evasiva com as restantes personagens. Obviamente, que a autora escreveu Leah já criando um mistério para o livro que vai sair este ano sobre ela, Leah On The OffBeat.

Nick é uma personagem bastante random, bom amigo do Simon, e devido ao facto da autora sempre colocar em diversas situacões, que me fez questionar se seria ele o misterioso Blue.

Na verdade, a maneira como a escritora escreveu este livro deixou-me questionar sobre todas as personagens, eu dava cada hipótese e no entanto foi completamente ao lado, eu amei está historia, foi tão incrível! Não existe nada que eu pudesse apanhar que fosse de característica negativa, as conversas pareciam normais de adolescentes, o pensamento de Simon parecem completamente genuínos de alguém que ainda não admitiu que é gay, que sente confusão e perdido num mundo em que ser gay ainda continua a ser um pouco de Tabu.

O facto de eu achar que este livro deveria de ser um livro que todos os adolescentes lessem, deve-se ao facto de que é extremamente honesto, lida com coisas que não deveriam de acontecer na vida de alguém, como por exemplo: Bullying. Apesar de ser bastante leve no livro, nós como leitores conseguimos perceber o quanto mal faz a uma pessoa sofrer de Bullying.

Bullying é uma situação que infelizmente, é bastante actual na nossa sociedade, que pode provocar depressão e até mesmo Suicídio. Por favor, qualquer pessoas que sofra deste problema, contacte está linha se sente a necessidade de falar com alguém: 800 208 020. Bullying, são actos verbais, físicos ou ate mesmo psicológicos, não deixes que alguém que tenha este problema sofra, fala...  

Mas para terminar...

Eu acho que nunca me diverti tanto a ler um livro como este... Mais tarde terei uma opinião completa, dos meus pensamentos no meu canal no youtube

  • Share:

You Might Also Like

0 Comments