Shadow and Bone de Leigh Bardugo

By Patricia Ferreira - janeiro 28, 2018



Surrounded by enemies, the once-great nation of Ravka has been torn in two by the Shadow Fold, a swath of near impenetrable darkness crawling with monsters who feast on human flesh. Now its fate may rest on the shoulders of one lonely refugee.
Alina Starkov has never been good at anything. But when her regiment is attacked on the Fold and her best friend is brutally injured, Alina reveals a dormant power that saves his life—a power that could be the key to setting her war-ravaged country free. Wrenched from everything she knows, Alina is whisked away to the royal court to be trained as a member of the Grisha, the magical elite led by the mysterious Darkling.
Yet nothing in this lavish world is what it seems. With darkness looming and an entire kingdom depending on her untamed power, Alina will have to confront the secrets of the Grisha . . . and the secrets of her heart.




Bem, para começar para quem me conhece e me segue nas redes sociais, sabe muito bem que eu não gosto de ler as descrições dos livros... na verdade detesto, só se não poder evitar é que leio, e ainda assim, só leio duas frases. Mas neste livro, eu não sabia de nada, absolutamente nada!

E expectativas eram baixas! E ainda bem que eram, porque este livro na minha opinião, apenas é Okay!

Para começar as personagens, eu não gostei assim tanto das personagens, não tive qualquer conceção com elas, Alina é uma rapariga que trabalha em Mapas, no segundo Exercito, e ela nunca se sentiu bem, ela sempre se sente quase como arrastada e não sabe porque, a única coisa que lhe interessa é estar perto de Mal, que se conhece desde pequenos, ambos órfãos. Mas quando eles são mandados para a fenda, e são atacados pelas criaturas que lá habitam, ela de alguma forma liberta o seu poder, rebelando ser uma Grisha, devido a isso ela é levada para longe do seu amigo para aprender a usar o seu poder.




E é nesse momento que começamos a conhecer mais personagens, todas praticamente, adolescentes, tirando um ou dois adultos, mas eu não consegui de todo ficar apaixonada pelas personagens. Achei o dialogo muito forçado, as personagens exageras, mas mesmo assim importantes para a historia.

A atmosfera do livro, foi sinceramente o ponto mais alto do livro e só apenas no inicio e no fim do livro, porque de restante não vi nada de mais a acontecer, apenas quando existia ação é que gostava da situação. Na verdade uma das coisas que me deixou super contente foi a maneira como Leigh Bardugo consegue colocar uma atmosfera quase sombria em certas cenas. É uma das poucas razões para eu querer ler o segundo livro.

A maneira da escrita neste livro, bem eu não gostei, a maneira como fala de certos conceitos do mundo de Grisha faz me ficar super confusa, não gostei, só no meio comecei a perceber o que estava a acontecer e alguns termos, mas foi muito distrativo.

A maneira como o plot, ou seja a estrutura feita estava demasiado estranha, achei estranha a maneira, como foi estruturado, não gostei do meio, foi demasiado extensa a parte da escola, sim é importante, mas o facto de não ter muitos detalhes, não fez com que fosse impressionante. Podia ter sido mais na verdade, se ela precisava de mesmo colocar aquela parte que pelo menos tivesse explicado melhor a historia de Grisha.

A intriga não foi nada demais, sim era curioso, a maneira como o Darkling praticamente parecia perfeito, e super atencioso com Alina deixou-me curiosa, a maneira como ele estava sempre a puxar a Alina para ser melhor, mas quando o final se desenrola, não fiquei assim tão surpreendida, gostei mas mehhh....

A logica da historia está boa, gostei imenso mas mesmo assim, podia ter sido melhor.

Para terminar gostei de ler o livro, é bom para distrair, devido as conversas e plot mas, podia estar muito melhor, o que eu mais gostei foi o final, esse sim, fez com que compensasse todo o livro, se vocês já leram sabem exactamente do que estou a falar! Por isso estou ansiosa para ler o segundo livro e tentar saber se vale a pena está historia.


  • Share:

You Might Also Like

0 Comments